domingo, 13 de janeiro de 2013

EU ESCOLHI PARIR!!!


Queria deixar bem claro antes de começar a escrever esse post,  que não tenho a intenção de ofender nem agredir as mulheres que optaram por uma cesárea. Assim como eu gosto que respeitem a minha decisão de ter meu filho através de um parto natural, também respeito muito quem não o fez.

Acredito que ser mãe está muito além da maneira que cada uma decide trazer seu filho ao mundo. E, por esse motivo, não tenho nenhuma pretensão de convencer ninguém de que minha escolha é melhor ou que sou mais mãe por causa disso...

Esclarecimentos feitos, vamos lá!!!

Eu sempre tive a ideia de fazer um parto natural, até mesmo antes de saber  que estava grávida. Para mim era inconcebível agendar uma data, marcar um horário, deitar em uma maca, ser anestesiada, e deixar que alguém arrancasse meu filho do meu ventre. Depois de descobrir que o Yuri estava à caminho comecei a pensar e me informar ainda mais sobre o assunto.

Absurdo ou não descobri que era mais difícil do que eu imaginava conseguir  parir meu filho da maneira que eu desejava. E que hoje em dia parto normal é anormal!!!

Primeiro começou com a obstetra (aquela que não é mais a minha obstetra) que nitidamente não apoiava o parto natural. Depois, conversando com algumas mães, lendo alguns relatos em blogs e face percebi que os hospitais da minha cidade e seus funcionários não estão preparados para lidar com uma mulher parindo. Além disso, os amigos, conhecidos e desconhecidos me olhando como um álien cada vez que eu mencionava que desejava ter um parto natural.

Ah, antes de continuar, queria explicar o que é parto natural. Segundo a minha humilde definição, depois de ler e me informar sobre o assunto, é a de que o parto natural é aquele livre de intervenções médicas desnecessárias, medicamentos, anestesia, episotomia, etc... É onde a mãe assume a responsabilidade de trazer seu filho ao mundo respeitando suas emoções e instintos. Acho que resumidamente é isso.

Bem, depois de perceber todas essas dificuldades eu tive que me jogar nesse mundo de gestantes e principalmente buscar apoio para realizar meu sonho de parir. O primeiro apoio veio do meu marido/príncipe que desde o início respeitou minha decisão e topou encarar essa junto comigo. Depois tive o apoio da minha família, que mesmo sem entender muito sobre o assunto me dá força pra acreditar que sou capaz. De algumas amigas, em especial da Gabi e da minha cumadre Mari, que me derramavam livros, blogs, força e confiança. E, mais recentemente, mas não menos importante, recebi o apoio e toda a experiência da minha doula Marília que vai me acompanhar nessa missão e do meu novo obstetra .

Hoje quando vejo os olhos arregalados e ouço as expressões : “Você é muito corajosa!”, “Você é louca!”, “Você não acha que vai doer?”, “Deus me livre parto normal!”, “Tem certeza??!!”...dentre outras... Eu respiro fundo abro um sorriso e digo: Sim!!

Acho que não cabe a mim falar com ninguém sobre os benefícios do parto normal para a mãe e o bebê, muito menos de enumerar todas os problemas que uma cesárea desnecessária pode causar pra mãe e filho. Hoje em dia eu descobri que além de política, religião e futebol, parto também é uma coisa que não se discute de jeito nenhum!!!

- Eu escolhi parir porque sei que isso vai ser melhor para a minha saúde e a do meu filho.

- Eu escolhi parir porque quero que meu filho venha ao mundo pela força do meu corpo.

- Eu escolhi parir porque não existe dor nenhuma nesse mundo maior que o amor que sinto pelo meu Yuri.

- Eu escolhi parir porque quero sentir a emoção indescritível de ser a primeira pessoa a segurar meu filho nos braços e olhar dentro dos seus olhinhos.

- Eu escolhi parir porque sei que meu filho precisa do calor do meu corpo e do meu leite nos seus primeiros minutos de vida.

- Eu escolhi parir porque respeito o tempo e o desenvolvimento do meu filho e, por mais ansiosa que esteja para conhecê-lo, vou saber esperar o dia que ele escolher pra me conhecer.

Eu estou pronta filho, e no que depender de mim você vai chegar a esse mundo da maneira mais natural possível.

É nos meus braços que você vai respirar pela primeira vez, será o meu rosto e o do seu pai a primeira imagem que você vai ver nesse mundo maluco!!!

Eu já te amo muito!!!

5 comentários:

  1. Parabens Carol! eu tbm quero um parto natural qnd chegar meu dia! Que Deus e Nossa Senhora iluminem sua hora e q vc e seu filho trabalhem juntos pra a chegada dele nesse mundo. Parabens ao Vitor pela coragem e companheirismo, Yuri nao poderia ter pais mais fortes, amorosos e corajosos!
    Beijos e boa hora!

    ResponderExcluir
  2. Que o Senhor Jesus o abençoa na hora do seu parto,e o seu filho venha com muita saúde.de sua tia que te ama muito Regiane Nogueira.

    ResponderExcluir
  3. ótima iniciativa! estou torcendo por vcs!
    q Deus ilumine esse momento tão especial :-)
    super beijo

    ResponderExcluir
  4. Yey!!!! \o/
    É com pessoas que pensam como você que vamos fazer a diferença nesse mundo!
    E parir não é só um ato em vão, é uma prova de amor a você mesma e ao seu filho, e, acima de tudo, a confirmação da existência de Deus através desse milagre!

    Boa hora, Carol!

    Michelle

    Conta com nosso apoio daqui de casa! Pensamento positivo! Vem Yuri! x:)))

    ResponderExcluir
  5. Bom saber que eu, uma mãe de desnecesárea, possa ter contrubuído um pouquinho com essa decisão tão linda e importante. Nem preciso dizer que estou aqui rezando e torcendo para que tudo ocorra como você deseja e que Yuri chegue com muita saúde, pra fazer a vida de vocês ainda mais feliz.

    ResponderExcluir